quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Encontrado o agente responsável pela peste negra

A peste negra foi uma epidemia medieval, tendo sido responsável pela morte de cerca de um terço da população europeia no século XIV. Contudo, a comunidade científica não era unânime relativamente o agente patogénico responsável por esta epidemia - alguns cientistas acreditavam que o responsável pela peste negra era um vírus semelhante ao do ébola, enquanto outros defendiam que se tratava da bactéria Yersinia pestis.

Porém, estudos recentes baseados na análise de DNA da bactéria Yersinia pestis em ossos de vítimas de peste negra (depositados num local de enterro em massa da cidade de Londres) revelaram que uma variante até então desconhecida da bactéria Yersinia pestis foi a responsável pela epidemia, sendo que, actualmente, essa variante está provavelmente extinta. 

De referir que, como forma de evitar a contaminação que advém da extracção de DNA de ossos ou dentes, esta análise utilizou uma nova técnica, que poderá, no futuro, ser utilizada para desvendar a sequência genética completa da variante de Yersinia pestis responsável pela peste negra, algo que poderá explicar o seu aparecimento, bem como o porquê de ser tão contagiosa.

Fontes: http://www.newscientist.com/article/dn20844-black-death-bug-identified-from-medieval-bones.html
http://www.pnas.org/content/early/2011/08/24/1105107108 (31/08/2011)

1 comentário:

 
Locations of visitors to this page