terça-feira, 31 de agosto de 2010

Descoberto sistema planetário semelhante ao Sistema Solar

 Um sistema planetário, como o sistema solar, engloba, entre outros corpos, uma estrela, em torno da qual orbitam vários planetas. No universo existem vários sistemas planetários e uma equipa internacional de investigadores, da qual faziam parte dois portugueses, identificou aquele que, até ao momento, é o sistema mais parecido com o nosso (sistema solar).

 Neste sistema planetário existem provavelmente sete planetas principais, ou seja, menos um que no nosso (de lembrar que Plutão é considerado um planeta-anão), que orbitam em volta da estrela HD 10180, uma estrela de massa similar à do Sol. É certa a presença de cinco planetas no sistema planetário, todos eles gasosos, sendo que os cientistas suspeitam da presença de outros dois - um similar a Saturno e outro com 1,4 vezes a massa da Terra.

 Este sistema planetário está situado a 127 anos-luz da Terra, sendo que o planeta pouco maior que a Terra deverá ser rochoso. Contudo, exclui-se a hipótese de existência de vida nesse planeta, pois encontra-se demasiado próximo da estrela, demorando um ano, naquele planeta, cerca de 28 horas.

Fonte: http://www.publico.pt/Ciências/descoberto-o-sistema-solar-mais-parecido-com-o-nosso_1452689

4 comentários:

  1. Esta postagem é muito interessante!
    Coincidência: ando já há alguns dias a pensar em colocar no meu blogue um tema relacionado com este. Não abordando tanto em pormenor o Sistema Solar, como na sua postagem, mas o planeta Terra (que pertence ao Sistema).
    Espero a sua visita por lá e os seus úteis comentários.

    Belinha.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Encontrei o seu site e gostaria de pedir, por favor, para que adicionasse o link do meu blog para divulgação com a finalidade de sermos parceiros.
    Já adicionei o seu link na minha lista de parceiros, ok?!
    O meu blog é esse: http://www.biomedicinaunip.blogspot.com
    Obrigado e abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Obrigado pela proposta. O link do seu blogue já foi adicionado à nossa lista de links.

    ResponderEliminar
  4. É tema muito interessante, obrigado pela entrada.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page