segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Portugal afirma-se internacionalmente no plano científico

 Portugal é o país europeu que mais cresce em termos de pedidos de patentes, sendo criadas pelos portugueses, em média, duas invenções por dia, de acordo com dados do semanário "Expresso". 

 Na verdade, têm-se vindo a registar progressos no que toca à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, sendo esse crescimento já superior à média europeia. Relativamente aos pedidos de patentes, estes têm vindo a registar um aumento de 40% cada ano, desde 2004.

 Em termos de investigação, pode-se afirmar que Portugal está então a aproximar-se dos padrões da Europa Ocidental e Nórdica, procurando colmatar o "atraso" existente, desde há muito tempo. Para isso, tem contribuído o investimento de empresas nacionais e internacionais, o aumento do número de investigadores (e, sobretudo, do número de investigadores portugueses a trabalhar em Portugal) e da qualidade de investigação levada a cabo a nível das universidades e institutos.


Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/invencoes-inventores-portugal-europa-inovacao-tvi24/1183131-4069.html (09/08/2010)

3 comentários:

  1. Congratulações do Brasil. Mesmo mediante algumas controvérsias entre vc´s e algunsa compatriotas meus, sempre me interessei muito por Portugal, não obstante o histórico de onde advenho. simpatizo-me muit por alguns céticos do local que verdadeiramente se comprovam mais ativos cientificamente que muitos brasileiros mesmo que temos muitos talentos somente constrangidos pela política implicita de desvaloriza o mesmo, a exemplo de mim. Desejo um dia conhecer alguns destes e quem sabe se estreitar laços cientificos entre tais nações.

    ResponderEliminar
  2. A fonte já colocada é http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/invencoes-inventores-portugal-europa-inovacao-tvi24/1183131-4069.html divulgando dados do semanário português "Expresso".

    Agradeço também, desde já, as felicitações brasileiras. O certo é que também o Brasil tem-se afirmado cada vez mais internacionalmente no plano científico (no ranking ibero-americano de universidades, quatro das dez melhores instituições de ensino superior são brasileiras).

    O editor do blogue Ciência e Saúde XXI

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page