quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Óxido nítrico pode ser fundamental na reparação de lesões cerebrais

 Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Coimbra (em Portugal) em colaboração com cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, debruçou-se sobre o papel do óxido nítrico, aquando de lesões cerebrais. 


 O óxido nítrico é uma molécula constituída por um átomo de oxigénio e um átomo de azoto (daí a sua fórmula química ser NO). O óxido nítrico encontra-se naturalmente sob a forma de um gás, com importantes funções biológicas, actuando como uma molécula envolvida na transmissão de informação entre células. Para além disso, esta molécula é produzida no cérebro, aquando de uma inflamação. 


 Pensava-se, por isso, que impedisse a proliferação de células-tronco neuronais, essenciais à recuperação das zonas lesionadas. Contudo, o estudo mostrou que, aquando de uma concentração reduzida de óxido nítrico, a proliferação deste tipo de células foi estimulada. Estas conclusões podem se vir a revelar particularmente importantes para futuros tratamentos de lesões cerebrais, como o Alzheimer 

2 comentários:

  1. Esse estudo pode servi muito para o futuro na medicina
    MAURICIO MIGUEL DOS SANTOS FILHO
    ESCOLA PROFESSOR AFRÂNIO LAGES
    8 ANO "B"
    MACEIÓ-AL/BRASIL

    ResponderEliminar
  2. Estamos desenvolvendo um projeto de intercâmbio,na disciplina de ciências(física,química, biologia e matemática) através do blog, com Alagoas-Brasil/Portugal.Por isso os alunos da Escola Est. Afrânio Lages estão postando comentários dos textos.
    Arivane - Coordenadora Pedagógica 15ª CRE

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page