domingo, 16 de maio de 2010

Estudo realizado no Porto pode levar a um maior controlo de leucemias

 Um estudo realizado no Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto  (IBMC), relativo ao papel dos glóbulos vermelhos no sistema imunitário, pode contribuir para um maior controlo de leucemias.

 Na verdade, apesar das principais funções das hemácias (glóbulos vermelhos) relacionarem-se com o transporte de gases (nomeadamente oxigénio e dióxido de carbono), sabe-se actualmente que as hemácias desempenham outros papéis, tais como regular a contracção vascular e a proliferação de glóbulos brancos. O estudo em questão, publicado na revista "Immunology and Cell Biology", debruçou-se precisamente sobre a importância dos glóbulos vermelhos para a regulação do ciclo celular e para a sobrevivência dos leucócitos (glóbulos brancos), nomeadamente os linfócitos T (glóbulos brancos que actuam na imunidade específica mediada por células).

 O estudo conclui que existem substâncias de natureza proteica libertadas pelos glóbulos vermelhos que têm um "papel activo na homeostasia (regulação biológica) dos linfócitos T, potenciando a sobrevivência e o crescimento destes". Isto abre caminho para um maior controlo de leucemias, doenças caracterizadas, normalmente, por uma proliferação de glóbulos brancos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page