segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fóssil de Tiranossauro encontrado na Austrália

 A descoberta de um osso de um Tiranossauro em Victoria, Austrália, mudará a forma como os cientistas interpretam a distribuição e evolução desse grupo de dinossauros, uma vez que os ossos de Tiranossauro são relativamente comuns nos continentes do Norte, sendo encontrados desde o Colorado até à China. Contudo, até à actualidade, pareciam estranhamente ausentes na parte Sul do planeta.

 O fóssil apresenta cerca de 30 cm de comprimento. "O osso é inequivocamente de um tiranossauro, pois esses dinossauros tinham ossos muito distintos das outras espécies", afirmou o principal autor do estudo, Roger Benson, do Departamento de Ciências da Terra da University of Cambridge.

 Com base no tamanho do osso encontrado, os pesquisadores estimam que o novo Tiranossauro tenha tido cerca de três metros de comprimento e pesado cerca de 80 kg. O animal viveu no período Cretáceo, quando os membros da família ainda eram pequenos em comparação com o grande Tyrannosaurus rex.
Esse dinossauro, ainda sem nome, viveu à cerca de 110 milhões de anos atrás, aproximadamente 40 milhões de anos antes do seu parente identificado, o T. Rex. Nessa época, os continentes do Sul do globo (Oceânia, África, América do Sul e Antártida) encontravam-se ainda unidos, o que indica aos investigadores uma “possibilidade de que outros fósseis possam ser descobertos em África, América do Sul e Índia”, disse Barrett.



Fonte: http://www.ft.org.br/site/noticias/   

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page