sexta-feira, 9 de julho de 2010

Desenvolvimento de uma vacina contra o HIV mais próximo com nova descoberta



 A infecção por parte do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) provoca uma diminuição do número de leucócitos (glóbulos brancos com função, sobretudo, de defesa do organismo), estando associada à síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), a maior epidemia dos tempos modernos. O facto deste vírus afectar o sistema imunitário e a não existência de uma vacina contra o HIV, levam a que mais de 30 milhões de indivíduos já tenham morrido, devido à infecção com HIV, num período de somente 29 anos.

 Contudo, investigadores norte-americanos descobriram dois anticorpos (já denominados VRCO1 e VRCO2) que conseguem impedir a infecção de mais de 90% das variedades do vírus HIV, de forma eficaz, o que representa um avanço significativo na tentativa de desenvolvimento de uma vacina contra este vírus. Para além disso, os cientistas conseguiram também já compreender o método de funcionamento destes anticorpos.

 Dessa forma, a equipa de investigadores está já a desenvolver uma potencial vacina, que estimule a produção em "grande escala", por parte das células do nosso organismo, de VRCO1 e VRCO2, sendo a eficácia desta posta à prova na fase de testes.

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1614043&seccao=Sa%FAde (09/07/2010)

9 comentários:

  1. Olá!
    Ainda bem que já está em mente o desenvolvimento de uma vacina que previna este síndrome fatal. Que previna - sim! -, pois a vacina ajuda a prevenir!
    Esta postagem é realmente muito interessante!
    Já agora, agradecia que continuasse a visitar sempre o meu blogue porque vou adicionando, aos poucos, curiosidades e outras coisas de interesse social e cultural! Comente, pois a sua opinião é muito importante para o blogue!

    Os meus cumprimentos,
    Belinha.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, até o desenvolvimento de uma vacina, de facto, vai um grande período de tempo. Porém, saber que já existe teoricamente uma possível solução contra este flagelo já é uma grande esperança.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante este artigo... Para além de nos dar informação interessante é ainda de acessível leitura e de pouca extensão o que faz com que qualquer um queira ler. É um blogue de sucesso, basta ver quem os criou xD
    Continua assim,
    Vanessa Valente.

    ResponderEliminar
  4. Prevenir, através da adopção de comportamentos adequados, é de facto a melhor atitude a tomar para evitar danos desnecessários para a nossa saúde (como neste caso, o contágio por HIV).

    Quanto ao sucesso do blogue, posso referir que é fruto de muita dedicação, que esteve sempre presente desde a criação desta página web (como alguns visitantes sabem).

    Obrigado pelos comentários, continuem a visitar e a participar neste espaço,

    Ciência e Saúde no Século XXI

    ResponderEliminar
  5. espero que esa vacina saia logo pois ha tantas crianças que precisa se cura...tambem nao critico outras pessoas solamento por todos passarem por isso..que deus ajude todos.

    ResponderEliminar
  6. ola, venho por este assunto dizer que e uma maravilha para as pessoas soropositivo, mas porque tantas noticias de anticorpos, cel dentritas, porque voces cientistas nao se reunem e avanca para uma vacina para contra o hiv, pois sao ilusoes paras os portadores e isso doi muito, porque eles lutam constanstemente pela vida, mas sera que e o dinheiro que segura, pois e lucro pra o governo. espero que nao, pois acho estranho produzirem antiretrovirais que segura o avanco e nao conseguem produzir a famosa vacina e tao espera. espero que Deus iluminem todos e toquem em seus coracoes e vejam que podem ser alguem de sua familia, veja como ser humanos VIDA. Grato pela oportunidade.

    ResponderEliminar
  7. boas,espero que concigao fazer essa tal vacina tao esperado por cerca de 33-milhoes de portadores e seus familiares que tambem sofrem e muito,uma coisa nao percebi essa vacina é preventiva ou para curar ? é porque eu sou + um para a estatistica,espero que concigao

    ResponderEliminar
  8. Me chamo Wagner,

    Aqui vai um ponto de vista de um portador,sim uma pessoa que convive diuturnamente com o vírus da aids.Ninguém mais espera que essa tao falada vacina chegue logo.Pois voces não sabem o que é,viver tendo que tomar medicações anti-retrovirais todo o dia para viver;é terrivel...
    As vezes me ponho a pensar,será que um dia,essa cura vai realmente chegar para mim?...Será que estarei vivo?...Hêe são divagações do meu ser,que sem respostas vão...Meu pedido a Deus é para que um dia essa cura chegue e com ela o pior dessa doença vá embora que é o preconceito!!!

    ResponderEliminar
  9. Estou feliz em compartilhar com o mundo, porque há um monte de dúvidas sobre os cuidados de HIV-AIDS, mas agora eu tenho que acreditar que o milagre que eu receber pode ser útil para o mundo e vítimas de HIV AIDS. Meu nome é Angela Mane meu endereço de e-mail está angelafreemane@gmail.com o herbalista que me curou é ehi_solution_tem@hotmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobrimos que estávamos ambos HIV-positivo quando ele era resultado positivo. Tentamos de todas as maneiras de viver nossas vidas com drogas virais retro, apesar de esta coisa em nosso corpo que estávamos sempre infeliz, até que me deparei com este poderoso herbalista que jogou cura. No primeiro, ficamos céticos, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedir algumas das ervas enviados para nós, e algumas semanas após a conclusão do processo por causa deste herbalist ajuda, fomos para o check depois de tomar as ervas para algumas semanas, temos sido inundados com alegria que recebemos os resultados no hospital do nosso médico de família. A taxa de vírus no organismo dentro de algumas semanas havia caído, que foram completamente curados. O fitoterapeuta explicou que ele não publicou para o mundo, porque ele tinha sido rejeitado em 2011 pelo grupo de pesquisa internacional, pois utiliza um meio tradicional para tratar os pacientes. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre este fitoterapeuta e-mail dele: ehiemuasoultiontemple@gmail.com deseja.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page