quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010: Ano Internacional da Biodiversidade

 O ano de 2010 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, sendo os dois principais objectivos definidos pela ONU os seguintes:
  • Aumentar a consciência da importância da conservação da biodiversidade para o bem estar humano e para a economia.
  • Aumentar o conhecimento dos factores que ameaçam a biodiversidade e de como podemos conservá-la.
 A biodiversidade engloba não só a variedade entre espécies, mas como também a diversidade existente entre indivíduos da mesma espécie e a diversidade de ecossistemas, sendo a sua protecção fundamental. 
 Na verdade, o desaparecimento de uma espécie num dado ecossistema compromete o seu equilíbrio, e mesmo o próprio ser humano está extremamente dependente da variedade biológica, quer em termos alimentares, quer para a produção de medicamentos, quer ainda para a obtenção de outros recursos naturais.
 A destruição de habitats, nomeadamente através da desflorestação (provocada sobretudo pela crescente urbanização, conflitos armados e obtenção de recursos naturais) é uma das grandes causas para o desaparecimento de espécies, assim como o tráfico de espécies exóticas e as bruscas alterações climáticas que se têm vindo a registar nos últimos anos.Em jeito de conclusão deste post apresentamos aqui dois vídeos. 
 O primeiro é um vídeo que mostra a importância da biodiversidade através de um programa de conservação dirigido pela União Europeia na República Democrática do Congo e o segundo aborda uma perspectiva mais humorística acerca da importância da biodiversidade:





Tópico de discussão: 
O que podemos fazer nós, enquanto cidadãos comuns, para ajudar a preservar a biodiversidade?

 Fontes: http://www.countdown2010.net/ (06/01/2009 - 18h)
             http://en.wikipedia.org/wiki/Biodiversity (06/01/2009 - 18h)

2 comentários:

  1. Obrigada por ter criado este espaço de discussão!

    Preservar a biodiversidade significa preservar a nossa existência. Tudo passa pela educação e formação. Temos andado a pensar muito (demais) em nós (espécie humana) que nos esquecemos de todo o resto, que nos rodeia: toda a diversidade de animais, plantas, microrganismos que existem (ou infelizmente deixaram de existir) na Terra.

    Tenho uma filha de 5 anos; quando saímos as duas na rua (para fazer uma coisa simples como ir comprar o pão), costumamos verificar onde pisam os nossos pés : conversamos com alguns insectos que cruzamos ; temos cuidado para não pisar plantas…

    Penso que deve passar por aí: ter consciência que não somos os únicos no Planeta e passar essa mensagem aos mais novos. Transmitindo-a aos nossos filhos, acabamos também por assimilá-la!

    Cumprimentos,
    Fatima de Sousa

    ResponderEliminar
  2. Ciência e Saúde XXI22 de janeiro de 2010 às 18:06

    Muito Obrigado pelo comentário! Enquanto cidadãos, aparentemente, podemos fazer pouco para preservar a Biodiversidade. Contudo, se todos cumprirmos os nossos deveres ecológicos (que passam inclusive, pela educação das gerações vindouras), o resultado final torna-se extremamente positivo. É fundamental adoptar a perspectiva de “pensar globalmente e actuar localmente”

    O Grupo Ciência e Saúde no Século XXI

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page