sábado, 16 de janeiro de 2010

Clara do ovo pode evitar a ocorrência de abortos espontâneos

  O âmnio é uma membrana que envolve o feto durante o seu desenvolvimento embrionário, contendo também no seu interior o líquido amniótico. Esta membrana é essencial para a sobrevivência do feto, uma vez que impede a sua dessecação (dado que o feto para sobreviver precisa de estar em meio líquido) e protege-o contra eventuais choques mecânicos. 

 Contudo, o âmnio pode romper, quer de forma natural, quer após cirurgia fetal ou amniocintese (teste realizado através da análise do líquido amniótico para averiguar se o feto tem alguma anomalia genética). Essa ruptura leva, evidentemente, a um aborto espontâneo.



 Perante esta situação, cientistas norte-americanos romperam âmnios humanos mantidos no laboratório, que começaram a verter líquido amniótico e de seguida, aplicaram clara de ovo purificada nos âmnios rompidos. Dos 21 âmnios testados, 19 deixaram de verter, logo à primeira aplicação. A clara de ovo foi testada nesta experiência devido à sua textura e capacidade de proteger os pintainhos.

Fonte: http://www.newscientist.com/article/mg20527425.500-egg-white-provides-a-puncture-repair-kit-for-fetuses.html (16/01/2010 11h)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page