terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Observatório Herschel abre os olhos

Não é segredo nenhum que o espaço é frio. Contudo, nalguns sítios, este é tão gelado que nem a luz se consegue mostrar no espectro visível, tornando os corpos celestes invisíveis (ocultos). Agora o Observatório Espacial Herschel conseguiu trazer ao nosso conhecimento esses objectos antes escondidos.
O observatório espacial Herschel foi projectado para capturar imagens nas frequências ultra-infravermelhas, que apresentam energias abaixo do visível. Nas galáxias o maior emissor deste tipo de radiação é a poeira interestelar, ou seja, as nuvens de matéria residente entre as estrelas. Essas nuvens são criadas, por exemplo, quando estrelas massivas morrem, explodem e formam supernovas, espalhando cerca 90% da sua massa. A matéria expelida formará posteriormente novas estrelas e sistemas planetários.
O observatório Herschel está ainda na fase de testes, pelo que esta imagem é apenas um primeiro teste às capacidades deste.


Imagem com a visão ultra infravermelha colorizada em 3 tons da M51. Os tons de vermelho, verde e azul usados aqui correspondem respectivamente aos comprimentos de onda de 160, 100 e 70 mícron, capturados pela câmera PACS (Photoconductor Array Camera and Spectrometer) do telescópio espacial Herschel. As áreas azuis indicam regiões de poeira aquecida por estrelas massivas jovens, enquanto que a matéria mais fria aparece registada em vermelho.

Fontes:  http://eternosaprendizes.com/2009/06/20/m51-herschel-abre-os-olhos-e-apresenta-sua-primeira-imagem/

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page