sábado, 9 de janeiro de 2010

Segunda maior central solar Portuguesa começa a produzir electricidade

A segunda maior central solar fotovoltaica Portuguesa começa a produzir electricidade parcialmente no dia 12 do corrente mês em Ferreira do Alentejo (no distrito de Beja), devendo começar a funcionar totalmente até ao final deste ano.
A central, que está instalada num terreno de quase 60 hectares, apresenta uma capacidade total instalada de 12 megawatts (MW) e começa a produzir esta terça-feira, com os primeiros 7 MW já instalados, sendo que até ao final do ano, segue-se a instalação dos restantes cinco.


A central produzirá então 21,3 gigawatts/hora de electricidade proveniente de fontes renováveis por ano, o que equivale a um pouco mais do que o consumo anual de electricidade do concelho de Ferreira do Alentejo, onde será instalada.

O funcionamento da central fotovoltaica em questão vai evitar a importação de sete mil toneladas de fuel por ano (cerca de 48 mil barris de petróleo não refinado) e permitir poupar 12 mil toneladas de emissões de CO2.


Tópico de discussão: Apesar do baixo rendimento dos painéis fotovoltaicos, deve Portugal continuar a apostar na energia solar? Ou deverá procurar outras alternativas energéticas?

Fontes: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/ (dia 9/01/2010 - 16h20)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page