Realizar duas tarefas ao mesmo tempo é algo apenas conseguido pelo ser humano, através do funcionamento do córtex cerebral. Utilizando técnicas de imagem, uma equipa de investigadores conseguiu compreender exactamente quais os mecanismos que permitem a realização de várias funções simultaneamente. Segundo o estudo, quando estamos a executar duas tarefas ao mesmo tempo, o nosso cérebro 'divide-se'. Isto é, apesar dos lóbulos frontais do cérebro actuarem em conjunto quando têm de executar uma única actividade, quando é necessário cumprir dois objectivos, as regiões cerebrais têm de “dividir o trabalho”, como explicou um dos cientistas.
Durante a investigação, foram analisadas, através de ressonâncias magnéticas, a actividade cerebral de 32 indivíduos destros durante a execução de várias tarefas relacionadas com a construção de palavras. Metade dos participantes devia completar uma única actividade enquanto os outros faziam duas.
Graças às imagens obtidas, os investigadores descobriram que a duplicidade de objectivos provoca uma divisão entre os lóbulos frontais, ficou ainda comprovado lado esquerdo se dedica à primeira tarefa e o direito à segunda. Os investigadores observaram a mesma divisão em dois nas regiões laterais dos lóbulos.
As análises também revelaram que não ocorre uma divisão cerebral total - existe uma zona que permanece "alerta" para coordenar a divisão de tarefas realizada – o córtex frontopolar (região frontal anterior dos dois hemisférios).
Posteriormente, os cientistas tentaram investigar o que acontecia quando se acrescentava uma terceira tarefa. Contudo, nenhum dos 16 indivíduos analisados conseguiu completar eficazmente as três actividades.
Fontes: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41748&op=all
sábado, 17 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário