Relativamente a este dilema, a comunidade científica procura soluções na genética. Actualmente está a ser testada uma estratégia que consiste no "silenciamento" de alguns genes (ou seja estes estão presentes, mas a sua acção não se manifesta), com recurso ao uso do RNA interferente - moléculas de RNA (molécula com constituição similar ao DNA, mas com funções e estrutura distintas) que interferem na expressão génica.
Dessa forma, esta estratégia, dirigida a cada espécie de praga, consiste na modificação génica das plantas, levando a que estas produzam uma cadeia dupla de RNA (dsRNA) específica, que ao ser ingerida pelos insectos-alvo, interfere no metabolismo do próprio insecto, acabando por levar à sua morte.
Apesar das vantagens desta abordagem (menos perigosa para o ambiente e eficaz), ainda restam algumas resistências quanto à sua utilização (não se conhecem os efeitos em termos de saúde humana e muitas organizações ambientalistas são contra a venda de alimentos geneticamente modificados). De lembrar que a prática de uma agricultura intensiva, com sistema de monocultura (uma só cultura plantada) é um factor que propicia a proliferação de pragas.
Fontes:http://www.newscientist.com/article/mg20527521.500-reasons-to-welcome-genesilencing-pesticides.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Potato_beetle (10/04/2010 - 18h)
Fontes:http://www.newscientist.com/article/mg20527521.500-reasons-to-welcome-genesilencing-pesticides.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Potato_beetle (10/04/2010 - 18h)
Olá
ResponderEliminarNós somos um grupo de 12º ano da Escola Básica 2,3 e Sec. Dr. Hernâni Cidade do Agrupamento Vertical de Redondo. Temos um blogue que gostaríamos que divulgassem, caso estejam interessados, e nós consequentemente divulgaremos também o URL do vosso blogue. Esta divulgação seria a partir dos blogues respectivos, dando um espaço para por o link, no vosso caso, do nosso blogue.
Se nos quiserem contactar mandem e-mail para ap12a.grupo2@gmail.com .
Muito obrigado e continuação de um excelente trabalho
Ana, Joana, Pedro e Rui
Olá!
ResponderEliminarBem, este blogue é dos mais interessante que eu já vi! Fala de todo um pouco, mas os assuntos que englobam são dos mais importantes! é muito bom que hajam blogues assim!!
Tenho o meu blogue há pouco tempo, mas gostaria de abordar mais temas assim como o seu. O seu é um verdadeiro exemplo. PARABÉNS.
Os meus melhores cumprimentos.
P.S. - Espero a sua visita no meu blogue e possíveis comentários (críticas, opiniões, sugestões...).