quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mancha de Vénus pode ser vulcão

Fred Taylor, um dos principais especialistas no estudo do planeta Vénus da Universidade de Oxford, relatou que a misteriosa mancha branca que apareceu no planeta pode ser uma pluma vulcânica.
O facto, observado pela primeira vez por Frank Melillo, astrónomo amador de Holtsville, Nova York, em 19 de julho, foi confirmado por imagens recentes obtidas a partir da sonda europeia Venus Express, que está a orbitar o planeta.
Taylor ainda não sabia da notícia, mas imediatamente sugeriu que essa mancha poderia indicar uma erupção vulcânica em Vénus.
Alguns cientistas sugeriram que a posição da mancha ─ aproximadamente a 50º sul ─ estava fora da região de actividade vulcânica de Vénus. Mas Taylor acredita que os vulcões são encontrados em qualquer lugar do planeta e que pode haver 1 milhão deles em Vénus.



Taylor analisou algumas imagens obtidas com a Venus Express antes da nova descoberta, que também mostram regiões brilhantes próximas dessa latitude sul. Segundo ele, essas regiões seriam ainda mais brilhantes se observadas mais perto das bordas do planeta.
Ele também analisou o fenómeno com outros membros da equipa da Venus Express. Dmitry Titov, do Instituto Max Planck, na Alemanha, observou que a mancha havia sido registada pela sonda em 19 de julho. Além disso, avaliou o fenómeno como cerca de 30% mais brilhante que outras nuvens luminosas vistas naquela latitude, claramente um aspecto isolado e não uma extensão do brilho da calota polar.


Fontes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/08/090801_venusmanchaml.shtml (28/04/2010)

1 comentário:

  1. Ola!
    Bem, sempre que visito este blogue fico estupefacta cada vez mais! Os temas aqui abordados são de um interesse impressionante - pela positiva!
    Está de PARABÉNS!
    Um exemplo a seguir!
    Obrigada pela sua opinião no meu blogue.
    Despeço-me com os melhores cumprimentos,
    Belinha.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page