segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vaivém Discovery lançado com sucesso


O vaivém Discovery foi lançado hoje, dia 5 de Abril de 2010, em direção à Estação Espacial Internacional com sete astronautas a bordo, incluindo três mulheres, anunciou a NASA.
O lançamento ocorreu cerca das 11h21 (hora de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Caneveral (Florida).
O Discovery atingiu a órbita terrestre em cerca de oito minutos, a 225 quilómetros de altitude, e vai preparar a sua acostagem à Estação Espacial Internacional (EEI), na quarta-feira.
Esta missão de 13 dias tem como objectivo entregar oito toneladas de abastecimentos e materiais aos seis ocupantes permanentes da EEI, bem como equipamento para diversas experiências científicas.
O vaivém norte-americano transporta ainda um congelador suplementar para preservar as amostras das experiências realizadas em microgravidade, um reservatório de amoníaco para o sistema de refrigeração da Estação e um mecanismo de exercício que permite medir a força muscular.
A maior parte deste equipamento e víveres foi embarcada no modulo pressurizado Leonardo, de construção italiana, que será amarrado à Estação para ser descarregado.
Durante a missão estão previstas três saídas orbitais, cada uma com uma duração de seis horas e meia, a realizar por equipas de dois astronautas do Discovery, cujo objectivo principal é substituir um reservatório de amoníaco vazio, colocado no exterior da Estação.
Esta é a 33.ª missão de um vaivém dedicado à construção da EEI, quase concluída.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page