quinta-feira, 20 de maio de 2010

Células diferenciadas são transformadas em células-tronco semelhantes às embrionárias

  A utilização de células-tronco embrionárias, apesar da sua importância na área medicina levantam muitas questões de ética, contudo, avanços científicos podem resolver esse dilema.

 Em Novembro do ano de 2007, na Universidade de Quioto, uma equipa de investigadores conseguiu transformar as células da pele humana em algo muito semelhante a células tronco embrionárias. Como é obvio, esta descoberta é muito importante porque, deste modo, deixa de ser necessário recorrer a células dos embriões (que é uma questão muito polémica no campo da ética) que são células mais dificeis de conseguir comparando com células da pele. As células-tronco são consideradas uma esperança para a cura de doenças  mortais uma vez que estas se diferenciam em mais de 220 tipos de células diferentes substituindo células danificadas e regenerando tecidos e até mesmo órgãos. Os transplantes poderão, portanto, ser feitos usando tecidos da própria pessoa, diminuindo o risco de rejeição. Disse Robert Lanza, diretor da empresa de biotecnologia Advanced Cell Technology, que esta descoberta "representa um avanço científico extraordinário que é um pouco como aprender a converter o chumbo em ouro". 

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia_saude/2007/12/27/quando_as_celulas_tronco_foram_obtidas_a_partir_de_celulas_da_pele_humana_1132558.html (20/05/2010)

Para saber mais sobre células-tronco: http://staminalli.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Olá, achei o seu blog muito informativo e com ótima informações, também tenho um e ficaria muito grato se pudéssemos trocar informação como seguidores.
    Acesse: worldnovus.blogspot.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Aceitamos a proposta, com certeza.

    Parabéns pelo seu blogue e muito obrigado pela proposta apresentada,

    O grupo Ciência e Saúde no Século XXI

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page