domingo, 13 de junho de 2010

"Detector de stress" desenvolvido na Austrália

 Todos nós conhecemos os efeitos do stress e facilmente nos apercebemos quando andamos mais stressados. Mais difícil é percebermos se os outros estão estão nervosos ou descontraídos.

 Contudo, um aparelho desenvolvido na Austrália permite detectar o stress dos indivíduos com quem estamos a falar. O funcionamento deste detector baseia-se nas variações de voz dos oradores, sendo que indivíduos mais stressados discursam num tom mais monótono. Segundo Bo Yin, que esteve por detrás do desenvolvimento deste projecto, "Quando falamos normalmente, temos controlo total dos nossos músculos vocais e conseguimos criar diferentes entoações, mas stressados, perdemos o controlo da posição desses músculos".

 Este aparelho poderá ser muito útil para testar que candidatos para um determinado emprego estão  mais aptos para cumprir tarefas que envolvam muita pressão psicológica. Um primeiro teste, nesse campo, já realizado num call centre, demonstrou-se positivo - tendo sido escolhidos os candidatos mais relaxados, o número de desistências (apresentadas pelos trabalhadores) nos primeiros três meses de trabalho caiu de 18% para 12%.

3 comentários:

  1. Olá,
    Compreendo que para certos empregos seja bastante importante manter a calma, e por isso o critério de selecção pode basear-se no stress do candidato. Mas espalhando-se isso a todas as áreas, caímos num exagero. Existe um stress próprio de ir a uma entrevista de emprego que pode em nada estar relacionado com a forma de ser do entrevistado.

    Mas e este aparelho, mede todos os tipos de stress ou só o mau?
    Por vezes uma pessoa muito stressada não controla o volume da sua voz, é possível existirem erros na "leitura" se o aparelho estiver limitado a um tipo de situação...

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  2. Olá!

    Com certeza que quem realiza as entrevistas de emprego tem que estar consciente que é natural, parte dos candidatos se apresentarem um pouco stressados. Dessa forma, o aparelho funcionará apenas como um complemento desse processo de selecção. Nessas coisas, tem que haver sempre um lado humano e ético.

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  3. Achei esta postagem muito interessante!
    Às vezes é útil termos presente connosco um "detetor de stress"... depende das situações.
    A desvatagens deste instrumentto é para aqueles trabalhadores mais stressados de call centre que não terão tanto sucesso no seu trabalho...

    Belinha.

    P.S. - Visite o meu blogue, por favor. Tem uma novas postagens prontas para receber possíveis comentários, como opiniões, críticas, sugestões, etc.

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