quinta-feira, 10 de junho de 2010

Encontrada nova esperança na luta contra o Ébola

 O vírus do ébola (imagem da direita) é um género de vírus que provoca uma febre hemorrágica viral, sendo o "Ébola Zaire" a espécie mais letal deste tipo de vírus (estima-se que 90% dos infectados com o vírus "Ébola Zaire" acabem por morrer). Os surtos de ébola ocorrem sobretudo em África, tendo já ocorridos surtos de Ébola Zaire na República Democrática do Congo, onde foi inicialmente detectado e onde ocorreu o último (em 2008), no Congo e no Gabão. 

 Para além disso, não existia cura, tratamento ou vacina para doentes infectados com o ébola, apenas vacinas experimentais que funcionassem como prevenção contra este vírus. Porém, cientistas norte-americanos criaram um medicamento eficaz na luta contra o Ébola Zaire. Este medicamento tem por base uma molécula de siRNA (também designado por "RNA silenciador", tem como função interferir na expressão de genes), que "silencia" três dos genes vitais do vírus Ébola Zaire.

 Para testar a eficácia deste medicamento, este foi administrado durante uma semana a quatro macacos Rhesus infectados com o vírus, tendo-se constatado que todos sobreviveram. Segundo os investigadores são agora necessários mais testes para comprovar por quanto tempo após a infecção será este medicamento eficaz.

Fontes: http://www.newscientist.com/article/dn18974-drug-defeats-deadly-ebola-virus-infection.html
           http://en.wikipedia.org/wiki/Ebola (10/06/2010 - 19h)

2 comentários:

  1. Olá!
    Pela enésima que passo neste blogue - apesar de já cá não vir há algum tempo, pois de certeza que veria mais comentários meus! - saio surpreendida mais uma vez pelos temas de interesse científico que aqui aborda!
    Existem blogues pessoais, escolares, profissionais, de artesanto, de moda, entre outros, mas para mim, ciência, medicina e tecnologia é que me interessa! Este está num dos "top"!
    PARABÉNS!
    Continuem!
    São os votos de Belinha.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Mais uma vez agradecemos o apoio dado, esperando que continue a visitar o nosso blogue e a interessar-se pelos nossos artigos!

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page