sábado, 10 de outubro de 2009

Descoberto elo de ligação entre animais terrestres e aquáticos

Uma importante descoberta




Em abril de 2000, foram descobertos, em rochas do Leste da Europa, fósseis de um animal parecido com os crocodilos que teria sido ancestral dos anfíbios e a primeira espécie de vertebrado a deixar a vida exclusivamente aquática. Porém, estes não passaram de pedaços de mandíbula pouco conclusivos. Contudo, o chefe da pesquisa, Per Ahlberg, do Museu de História Natural, em Londres, disse na ocasião: "Um esqueleto completo de um desses animais seria uma das maiores descobertas do século".


Ao que parece a descoberta do século ocorreu efectivamente: no início de Abril de 2006, inserido no projecto de investigação de campo Nunavut, foram encontrados no Canadá numerosos esqueletos fossilizados de um peixe de 375 milhões de anos. Os prinicipais locais de investigação foram rios (no Árctico Canadiano, a 600 km do Pólo Norte) e houve uma tentativa de contextualização do seu período histórico (Devónico). Com grande entusiamo, concluiu-se que este representa o elo perdido na evolução entre peixes que habitavam exclusivamente ambientes aquáticos e a vida na Terra.

O fóssil do peixe foi designado por Tiktaalik e revela uma grande importância devido ao facto de preencher uma lacuna entre os peixes primitivos e os primeiros vertebrados a dominaram a terra firme. O mais primitivo tetrápode (animal que se locomovia em terra firme, nas quatro patas, ou seja, que desenvolveu uma série de estruturas semelhantes aos membros) é o Acanthostega, e o peixe que anteriormente era tido como o que com ele mais se relacionava era o Panderichthys. O Tiktaalik preenche o espaço entre estas duas formas, mostrando como evoluíram os membros, particularmente os pés e as mãos, tornando possível que os vertebrados dominassem a terra firme.


Para comprovar esta linha de pensamento transitória, há ainda uma série de características que este animal apresenta e que devem ser mencionadas e analisadas cuidadosamente:

     - O animal tinha barbatanas semelhantes a membros;
     - Deveria andar em terra de forma parecida com a das focas.
     - Há estruturas primitivas que muito se aproximam de tornozelos, cotovelos e ombros.
     - O peixe tinha também a cabeça achatada, semelhante à de um crocodilo, pescoço, quadris e outras partes do corpo similares às de animais de quatro patas.


Estes estudos revelam a importância do constante estudo e evolução científica, nomeadamente do campo da paleontologia que tanto contribui para o nosso entendimento do Mundo, do seu Passado, Presente e Futuro.




O período Devónico:


Na escala de tempo geológico, o Devónico é o período da era Paleozóica do éon Fanerozóico que está compreendido entre 416 milhões e 359 milhões e 200 mil anos atrás, aproximadamente. O período Devónico sucede o período Siluriano e precede o período Carbonífero, ambos de sua era. Divide-se nas épocas Devónica Inferior, Devónica Média e Devónica Superior, da mais antiga para a mais recente.
Durante o Devónico, aparecem os primeiros anfíbios, licopsídeos e pró-gimnospermas.

Fontes: www.godlessgeeks.com/LINKS/MissingLink.htm (dia 9/10/2009, às 23h40)
           http://www.haysvillelibrary.wordpress.com/ (dia 10/10/2009, às 13h30)
           www.90.homepage.villanova.edu/....tiktaalik.html (dia 10/10/2009, às 14h30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page