Existem várias doenças a nível do foro respiratório, como a asma, o cancro do pulmão, a faringite e a rinite (quatro das mais conhecidas). Há também uma doença denominada por insuficiência respiratória, que é caracterizada pela dificuldade em captar oxigénio e expulsar dióxido de carbono dos pulmões, que acabam por conter muito mais dióxido de carbono, o que é prejudicial para a saúde do ser humano.
Os indivíduos que sofrem desta doença passam a maioria do seu tempo no hospital ou acamados, devido a terem de estar constantemente ligados a um sistema de ventilação, fazendo com que deixem de ter vida pessoal. Finalmente inventaram um sistema de ventilação portátil, o que permite aos doentes maior qualidade de vida. O Hospital S. João, no Porto, é o hospital pioneiro na introdução deste novo sistema. Os doentes afectados com esta insuficiência podem agora viajar para onde querem e estar em qualquer divisão da sua casa.
Podem ver a reportagem desta noticia no seguinte link:
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasVida/2009/9/novo-sistema-de-ventilacao-pode-ser-transportado-para-casa.htmFontes: http://sic.sapo.pt (11/10/2009 - 17h)
Sem comentários:
Enviar um comentário