sábado, 10 de outubro de 2009

Domesticar Animais Selvagens


A domesticação de animais selvagens constituiu um marco histórico na história do Homem. Na verdade, este foi um dos factores que mais contribuiu para a fixação da espécie humana em comunidades e ao abandono do nomadismo, visto que, com animais domesticados, criados pelo próprio Homem, as caçadas já não eram necessárias para obter alimento. Este processo, que se iniciou há cerca  de dez mil anos atrás, consistiu na selecção dos indivíduos mais mansos de espécies selvagens, que ao cruzarem-se entre si, deram origem a animais domesticados, num processo conhecido por selecção artificial. Tomemos o exemplo das cabras domésticas: Há cerca de dez mil anos, os nossos antepassados escolheram as cabras-selvagens mais mansas de uma população, que se cruzaram entre si, tendo se obtido, passado algumas gerações, a cabra doméstica. Porém quanto tempo foi preciso para ter ocorrido essa domesticação?


Raposas domesticadas e ratos super-agressivos


Para tentar responder a essa questão, o cientista soviético Dimitri Belyaev (imagem à direita) seleccionou em 1959, 130 raposas cinzentas relativamente "amigáveis" que levou para o seu laboratório em Novosibirsk. Belyaev começou a criar estas raposas, tendo permitido que apenas as mais mansas se reproduzissem. Dentro de um período de apenas vinte anos, Belyaev tinha criado raposas domesticadas. Estas, diferenciavam-se das raposas selvagens, por terem uma maior caixa craniana, caudas mais curtas e níveis mais elevados de um neurotransmissor que inibe comportamentos agressivos. Nos anos 80, a equipa de Belyaev testou, nos mesmos moldes de selecção de características, esta experiência com ratos, tendo obtido, passado pouco tempo, uma população de ratos extremamente amigáveis e outra de ratos extremamente agressivos.


Importância na sociedade

Cientistas alemães estão actualmente a dar continuidades a estas experiências, procurando uma base genética comum para a domesticação Isto seria de extrema importância para a sociedade. Por exemplo, caso o búfalo africano fosse domesticado, tornar-se-ia numa preciosa ajuda aos povos da África Sub-Sariana, pois estaria melhor adaptado às condições locais, podendo ser uma fonte importante de carne e leite. Também algumas espécies extremamente ameaçadas, teriam mais hipóteses de sobrevivência caso fossem domesticadas.

 Este vídeo mostra o comportamento das Raposas Domesticadas:


Fontes: http://www.newscientist.com/article/mg20427281.500-my-little-zebra-the-secrets-of-domestication.html (9/08/2009 - 18h)
           http://en.wikipedia.org/wiki/Domesticated_silver_fox

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page