domingo, 18 de outubro de 2009

"Vacina universal" contra a gripe em fase de testes

Todos os anos é necessário produzir uma nova vacina contra o vírus da gripe sazonal, dado que este vírus sofre anualmente variadas mutações, contra as quais o nosso sistema imunitário ainda não está preparado para combater. Contudo, é possível que este cenário não se venha a repetir em anos futuros, dado que a empresa farmacêutica Acambis está a produzir uma vacina que, consegue combater o vírus sazonal (mesmo com todas as eventuais mutações que podem advir) e outras estirpes pandémicas do vírus da gripe, como o mediático H1N1, oferecendo como tal uma "protecção praticamente vitalícia" contra o vírus da gripe.


Atacar o "ponto fraco" do vírus da gripe


 O vírus da gripe (influenza) é constituído, pela glicoproteína hemaglutinina, por enzimas neuraminidase e pelo canal iónico M2, entre outros componentes.
 O nosso sistema imunitário "ataca" sobretudo a glicoproteína hemaglutinina e as enzimas neuraminidase, regiões do vírus que sofrem mutações muito rapidamente. As vacinas produzidas para cada vaga de gripe sazonal têm igualmente como alvo, a hemaglutinina. Isto leva a que todas os anos, possamos ser afectados pelo vírus da gripe e que tenham de ser produzidas novas vacinas.
 Todavia, existe uma zona no vírus da gripe que raramente sofre mutações, sendo a sua constituição similar em todas as estirpes do vírus - trata-se de uma sequência de aminoácidos denominada M2e, que está presente no canal iónico M2. A empresa farmacêutica Acambis está como tal, a produzir uma vacina que induzisse as células do sistema imunitário a atacar a sequência M2e, permitindo que o nosso organismo fique protegido contra todas as estirpes do vírus e suas eventuais mutações. Os primeiros testes da vacina em humanos foram animadores, estando ainda a eficácia da vacina a ser actualmente testada.

Vacinar ou não vacinar?

As mulheres grávidas constituem um "grupo de risco" na pandemia de gripe A. Porém, são muitas as grávidas que se recusam a tomar a vacina contra o vírus H1N1, com medo dos seus efeitos secundários. Contudo, estudos sugerem que se uma mulher ficar com gripe durante a gravidez as consequências serão piores. Estudos estatísticos revelaram que os indivíduos, que estavam no ventre materno em épocas de grandes pandemias de gripe, como a a gripe espanhola (1917/18), revelaram, posteriormente, um maior risco de desenvolver ataques cardíacos e esquizofrenia e um pior desempenho em testes cognitivos.

Fontes: http://www.newscientist.com/article/mg20327220.100-universal-vaccine-could-put-an-end-to-all-flu.html (18/10/2009 - 16h)
           Flanders Institute for Biotechnology (2008, January 25). Universal Influenza Vaccine Tested Successfully In Humans. ScienceDaily. Retrieved October 18, 2009, from   http://www.sciencedaily.com/releases/2008/01/080124185522.htm (18/10/2009 - 16h)
           http://www.newscientist.com/article/mg20427293.200-flu-in-pregnancy-leaves-a-mean-legacy.html (18/10/2009 - 16h)
           

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page