sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação



Anualmente, no dia 16 de Outubro, celebra-se, em mais de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação, como dia comemorativo da criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO - Food and Agriculture Organization),em 1945.
Neste dia, celebrado pela primeira vez em 1981, é destacado um tema a partir do qual são realizadas várias actividades. Os temas dos últimos anos foram:
2000 - “Um milénio sem fome" (A Millennium Free from Hunger).
2001 - "Combater a fome para reduzir a pobreza" (Fight Hunger to Reduce Poverty)
2002 - “A Água, fonte da Segurança Alimentar"
2003 - "Trabalhar juntos para criar uma Aliança Internacional contra a Fome"
2004 - “Biodiversidade e Segurança Alimentar"
2005 - "Agricultura e diálogo de culturas"
2006-2007 - “O Direito à Alimentação”
2008 -“Segurança alimentar mundial: os desafios das mudanças climáticas e a bioenergia”


O  tema para o ano de 2009 é “Atingir segurança alimentar em tempos de crise” (“Achieving Food Security in Times of Crisis”).
A alimentação é um direito universal, contudo, actualmente, mais de 1,2 biliões de pessoas em todo o mundo vive sob o limiar da pobreza (definido pela ONU como sendo pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia, o que seria o mínimo necessário para sobreviver).
Para sensibilizar a população sobre a dimensão da fome no mundo, a FAO lançou em 1997 a TeleFood, que é uma campanha de concertos, espectáculos desportivos e outras actividades. O objectivo é aproveitar a força dos meios de comunicação e a participação das figuras públicas para fomentar a consciencialização e mobilizar recursos para a luta contra a fome.
As doações recebidas já possibilitaram que camponeses pobres de 122 países beneficiassem de mais de 1600 projectos destinados a aumentar a produção agrária e a conseguir uma alimentação mais adequada.

A ciência pode desempenhar um importante papel nesta área, nomeadamente, estudando formas de melhorar o rendimento agrícola; desenvolvendo práticas agrícolas sustentáveis e que assegurem a produção por várias gerações, especialmente nos países subdesenvolvidos (como técnicas de captação máxima de água). Também o papel dos alimentos transgénicos (com modificações genéticas) pode ser vital para o combate contra a fome, porém, as consequências ambientais da introdução de culturas transgénicas ainda não são bem conhecidas.


Fontes: http://www.centrovegetariano.org/Article-322-Dia+Mundial+da+Alimenta%25E7%25E3o.html
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Alimenta%C3%A7%C3%A3o
           http://www.feedingminds.org/info/wfd_pt.htm
           http://www.fao.org/getinvolved/worldfoodday/en/
           http://en.wikipedia.org/wiki/World_Food_Day
           IMAGENS: FAO

1 comentário:

  1. Antes de mais, parabéns pelo vosso projecto! Que este blog seja bastante concorrido e produtivo!
    Quanto ao artigo, realmente torna-se importante nos dias de hoje procurar alternativas para responder às necessidades sentidas pela população. Infelizmente a fome é uma realidade, mas também está depositada uma grande esperança na ciência no sentido de responder da melhor maneira a este problema, fazendo uso de todos os meios que se encontram ao seu alcance. A população assim o anseia sendo que o contributo de todos se torna importante: Ciência e população parecem-me a coligação perfeita para terminar com esta catátrofe!

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page