sábado, 14 de novembro de 2009

Descoberta de água na Lua

Dados importantes




Foi ontem, dia 13 de Novembro, sexta-feira, anunciado pela Nasa (agência espacial americana) a descoberta de grande quantidade de água na Lua durante a análise de recolhas experimentais recolhidas no mês passado.

As experiências constaram no lançamento de um foguete e, logo depois, na realização de uma cratera, perto do pólo sul lunar utilizando, para esse efeito, uma sonda especializada.

Os cientistas da Nasa disseram que os instrumentos detectaram água numa coluna de detritos criada após as colisões: "De facto, nós encontramos água. E não encontramos pouca, encontramos uma quantidade significativa", disse Anthony Colaprete, o principal responsável pela experiência no Centro Ames de Investigação, da Nasa, no Estado Americano da Califórnia.

Os impactos levantaram cerca de 90 litros de água, estimou Colaprete.

A identificação de água na Lua é importante por motivos científicos, mas a presença do recurso poderá também ser benéfico para futuras expedições tripuladas ao satélite natural da Terra.

Análises

"Estamos a revelar os mistérios do nosso vizinho mais próximo e, por extensão, do Sistema Solar", disse Michael Wargo, cientista especializado em Lua da Nasa. Se a água encontrada tiver biliões de anos, pode conter informações sobre a origem do Sistema Solar e, se encontrada em grandes quantidades, poderá vir a ser usada em viagens espaciais.

O grande passo seguinte será a análise de toda a água e materiais encontrados e o aguardar por mais detalhes que se esperam de grande utilidade e de máxima importância.

Fontes:
http://colunas.g1.com.br/files/21/2009/09/agua_na_lua_595_298.jpg - dia 14/11/2009 (9h00)
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,nasa-anuncia-descoberta-de-agua-em-cratera-da-lua,466070,0.htm -dia 14/11/2009 (9h15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page