quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vírus bacteriófagos: Uma alternativa aos antibióticos tradicionais

Bactérias, como as causadoras da tuberculose e da pneumonia, estão a tornar-se cada vez mais resistentes aos antibióticos e às vacinas tradicionalmente administradas e, como tal, é necessário encontrar novas alternativas ao combate destes agentes patogénicos.

Uma das alternativas em estudo relaciona-se com a utilização de vírus bacteriófagos, ou seja, vírus que infectam as bactérias, servindo-se delas para a sua própria reprodução (dado os vírus não se conseguirem reproduzir sozinhos) e inutilizando assim as bactérias (ver imagem em baixo).Os vírus utilizados têm de ser seleccionados de forma a atacar especificamente aquelas bactérias e a não ser, ao mesmo tempo, prejudiciais para o organismo humano. 

Os resultados dos testes recentes são satisfatórios. Cientistas britânicos conseguiram reduzir o número de indivíduos de Pseudomonas aeruginosa (bactéria extremamente resistente que causa infecções no ouvido) em pacientes infectados com esta bactéria, recorrendo a vírus bacteriófagos. O desafio actual prende-se com o desenvolvimento de bacteriófagos modificados, mais resistentes e eficazes.

 O uso de vírus bacteriófagos no tratamento contra algumas bactérias já foi utilizado até aos anos 40 no Ocidente (tendo sido abandonado com a chegada dos antibióticos) e era frequentemente utilizado na União Soviética. Actualmente na Geórgia ainda se utiliza por vezes este método.

Fontes: http://www.newscientist.com/search?doSearch=true&query=bacteriophage (3/11/2009 18:00)
           http://en.wikipedia.org/wiki/Bacteriophage (3/11/2009 18:00)

1 comentário:

  1. Olá meu nome é Myllena Soares eu tenho 12 anos eu moro Uruguaiana estudo de manhã!
    Bom o que acontece eu tenho uma historia!!
    O nome de "Vírus"
    "A palavra de vírus vem do latin e significa ''veneno''.Os vírus são seres tãoi pequenos - algumas dezenas de vezes ainda menores que as bactérias - que não são vistos ao microcópio óptico, mas apenas ao microcópio eletrônico;por isso, são chamados de seres ultramicroscópios."
    "O cientista francês Louis Pasteur foi um dos primeiros a supor a existência de seres ainda menores que as bactéria."
    "Filtros de porcelana são capazes de reter bactérias.
    Mas, quando certos caldos extraídos de tecidos infecionados passavam por filtros de porcelana, verificava-se que esse caldos mantinham o poder de infecção.
    Além disse, certos tecidos infeccionados, vistos ao mocroscópio óptico mão revelavam a presença de nenhum microganismo.Essas observações sugeream a existência de microganismo ainda menores que as bactérias.
    tão menores que passavam pelos peros dos fotros de porcelana e não eram vistos ao microscópio óptico."
    Muito Obrigada Gente!!

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page