terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dia Nacional da Cultura Científica - Um olhar sobre a sua importância

 Comemora-se hoje o Dia Nacional da Cultura Científica, uma data essencial a ter em consideração, dada a sua importância, inclusive no quotidiano.
 Na verdade, dado que Ciência, Tecnologia e Sociedade estão intrinsecamente interligadas é fundamental ter noções mínimas básicas relativas a assuntos científicos para conseguirmos compreender muito do que é divulgado na actualidade. Um bom exemplo do que foi referido prende-se com as questões da bioética. 

 Como é sabido, nenhuma descoberta científica pode ser catalogada de "boa" ou "má", sendo que é o uso que desta é feito que tem de ser submetido a avaliação. Um dos casos mais conhecidos foi o da descoberta da radioactividade - este avanço científico só por si, não é catalogável e contudo, a partir desta descoberta foram possíveis novos tratamentos na medicina, a datação radiométrica de rochas, mas também a produção de armamento nuclear.
 Por este motivo, e dado as capacidades a nível científico que a espécie humana já possui, é fundamental proceder-se a uma avaliação ética relativamente à aplicação de cada avanço científico (nomeadamente, na área da biologia ou da medicina) em determinada área. Esta avaliação, apesar de dever ser levada a cabo por especialistas, deve também ser discutida pelos restantes cidadãos, dada a importância que determinada prática, uma vez aprovada, terá na vida destes. Contudo, essa discussão não deve limitar-se a um "atirar de opiniões", como aconteceu, por exemplo, aquando da discussão da despenalização e liberalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, mas pelo contrário, deve ser baseada em factos e estudos científicos. Aqui entra a importância da cultura científica, por vezes tão negligenciada pelos cidadãos e pelos mass media

 É claro que a importância da cultura científica não se resume só a este aspecto, contudo, ele é por si só justifica um incremento nos conhecimentos gerais relativos à ciência.


Prémio Pedro Hispano 2009 entregue a dois médicos - Daniel Serrão e João Lobo Antunes


 Foi entregue Sábado passado o Prémio Pedro Hispano a dois médicos, Daniel Serrão e João Lobo Antunes, que se distinguem pelos seus importantes contributos na área da Medicina. 
 O Professor Daniel Serrão conta com mais de trezentos artigos científicos publicados, tendo se desatacado, inclusive a nível internacional na área da bioética, enquanto o Doutor João Lobo Antunes, apesar da sua importância a nível da bioética, destacou-se sobretudo como neurocirurgião, tendo sido o primeiro médico da história a implantar um olho electrónico num indivíduo invisual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page