terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dia da ciência: Para derrubar os muros na Ciência

 Hoje, dia 10 de Novembro, comemora-se o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, um dia habitualmente celebrado pensando nos benefícios que a ciência trouxe e poderá vir a trazer, no âmbito da criação de um mundo sustentável, mais igualitário e pacífico. Nesse aspecto, exemplos não faltam. Na verdade, não podemos catalogar as descobertas científicas como "boas" ou "más", apenas podemos julgar o uso feito delas e, cada vez mais, tem havido um ênfase maior no uso dos conhecimentos científicos para a promoção de práticas que tenham efeitos benéficos na sociedade e no ambiente, nomeadamente nos países menos desenvolvidos.

 Porém, não só a ciência influencia a sociedade, como também a sociedade influencia a ciência, tanto de forma positiva, como negativa e um bom exemplo disso foi o período de Guerra Fria, simbolizado pelo Muro de Berlim, cuja queda celebra vinte anos. 
 Conflitos e tensões entre as nações, exemplificadas pela divisão entre os blocos comunista e capitalista, na altura, são altamente prejudiciais para a ciência, levando a que haja menos diálogo, cooperação e partilha de conhecimentos entre a comunidade científica, o que consequentemente se traduz num menor avanço científico (e o avanço existente é apenas numa óptica de propaganda e competição, não tendo como verdadeiro fim um desenvolvimento científico e/ou social). E daí, que muitos dos avanços científicos ocidentais fossem desconhecidos no leste e que muitos das descobertas feitas no leste só agora estejam a ser aproveitadas no ocidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page