Investigadores britânicos criaram a primeira máquina capaz de realizar experiências científicas e fazer descobertas sem intervenção humana, indica um estudo publicado, esta sexta-feira, pela revista Science.
O robô chama-se Adão e foi desenhado e desenvolvido por equipas de cientistas das Universidades de Aberystwyth, do País de Gales, e Cambridge, para executar automaticamente várias etapas de investigações.
Graças à inteligência artificial, a máquina fez descobertas a partir da recolha e classificação de resultados de experiências que realizou.
De acordo com um dos criadores, Ross King, da universidade galesa, Adão trabalhou e chegou a conclusões, depois verificadas manualmente, sobre o genoma da levedura, um organismo usado pelos cientistas para estudar sistemas biológicos mais complexos.
Este robot criou experiências para demonstrar as suas hipóteses, realizou testes, interpretou resultados e repetiu ciclos que apresentam um elevado grau de minúcia e que «são trabalhos difíceis e penosos para cientistas humanos, mas fáceis para um robô».
Em breve o “jovem Adão” juntar-se-á a Eva, estando este programado para trabalhar com doenças infecciosas, como a malária.
Fontes: http://diario.iol.pt/tecnologia/tecnologia-robo-tvi24-ciencia-robot-descoberta/1054464-4069.html (1/11/2009; 18h00)
Sem comentários:
Enviar um comentário