segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Encontrada vacina para vírus em rápida propagação

 Cientistas norte-americanos produziram uma vacina eficaz contra o vírus Chikungunya, endémico da África Oriental e cuja proliferação pela costa do Oceano Índico estava a ser motivo de preocupação entre as autoridades de saúde mundiais. 

 O vírus Chikungunya provoca febres altas, náuseas e dores intensas nas articulações que podem durar anos. O seu modo de transmissão é similar ao do dengue - o vírus é transmitido por via de um mosquito (o vector), sendo que, em 2006, uma mutação neste vírus levou a que este pudesse ser transmitido através de uma nova espécie de mosquito (Aedes albopictus). Isto levou à proliferação do vírus Chikungunya para fora de África Oriental, infectando todos cerca de um milhão de indivíduos, na África Oriental, Sul da Ásia e Territórios do Índico. Contudo, também os Estados Unidos e o Sul da Europa estão ameaçados por esta doença, dado que o mosquito transmissor, Aedes albopictus, habita já nessas regiões.

 Para combater essa epidemia, cientistas norte-americanos criaram uma vacina contra este vírus, que "engana" as células do nosso organismo, permitindo-lhes ganhar imunidade contra o vírus. A vacina contém genes que codificam proteínas do vírus, sendo criada uma estrutura semelhante ao vírus, mas que não é infecciosa. Através desta estrutura, é possível a produção de anti-corpos de "resposta" por parte das nossas células de defesa. A vacina já foi testada em ratos e macacos, sendo que os cientistas desejam testá-la em seres humanos, num prazo máximo de três anos.

Tópico de discussão: Caso os E.U.A. e a Europa não estivessem ameaçados por esta doença, seria investigada a vacina contra este vírus?

Fontes: http://www.newscientist.com/article/mg20527465.000-chikungunya-foiled-by-copycat-virus.html (15/02/2010)
            http://www.newscientist.com/article/mg19025484.000-virus-turns-killer-as-insect-host-fans-out.html (idem)
            http://en.wikipedia.org/wiki/Chikungunya (15/02/2010 - 15h00)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page