A Universidade do Porto, que possui actualmente 69 unidades de investigação, anunciou hoje, confirmando a relevância que esta assume a nível nacional e internacional, que um quinto dos artigos científicos publicados por instituições portuguesas em publicações internacionais foram realizadas pela instituição em causa.
Em termos estatísticos, a universidade afirma que “dos 9.419 artigos publicados, em 2009, mais de um quinto (22,5 por cento) teve origem nos centros de investigação da U.Porto". Para além disso, é possível constatar que a produção científica da universidade em questão, em 2009, aumentou 4,1 por cento relativamente a 2008.
A universidade afirma também que, "igualmente relevante é a análise da evolução dos resultados entre 2003 e 2009". "Com uma taxa de crescimento média anual superior a 13 por cento, a produção científica da UPorto reflecte-se em percentagens que ultrapassam os 20 por cento do total de artigos científicos publicados por instituições portuguesas, desde 2004", o que se traduz em resultados muitos positivos para a Universidade e para a Cidade do Porto.
Tópico de discussão: Quais as medidas a tomar para Portugal se afirmar mais em termos científicos?
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/ (09/02/2010 às 15h30)
Sem comentários:
Enviar um comentário