Uma vacina não é bem uma verdadeira invenção. Mas uma contra a sida é de certeza. 20 anos depois de ser identificado o vírus, os investigadores atingiram a primeira imunização contra a doença. Neste momento, ainda estão a tentar perceber como é que essa substância é capaz de travar a infecção.
Um grupo de investigadores americanos, franceses e tailandeses anunciou o desenvolvimento da RV 144, a primeira vacina capaz de reduzir significativamente o risco de infecção pelo HIV. No maior estudo já realizado sobre a imunização contra a doença, a taxa de protecção proporcionada pela RV 144 foi de 31%. O seu grau de eficácia ainda não permite que ela seja usada comercialmente. Em geral, uma vacina só é aprovada se apresentar, no mínimo, 70% de sucesso. Tratando-se do vírus HIV, no entanto, o resultado obtido pela RV 144 já é considerado histórico.
Nenhum vírus é tão resistente à imunização quanto o HIV. Ao infectar um organismo, o seu primeiro alvo são os linfócitos CD4, as principais células de defesa. Além disso, ao contrário do que acontece com a maioria dos vírus e bactérias, o vírus da imunodefeciência humana nem chega a reagir ao ataque de anticorpos produzidos pelo sistema imunitário. Ele multiplica-se tão rapidamente e entra nos linfócitos CD4 de uma forma tão veloz que o corpo não consegue produzir anticorpos eficientes.
Desenvolvimento do HIV numa célula imune humana infectada.
Fontes: http://revistaveja.wordpress.com/2009/09/26/31-de-esperanca-pela-primeira-vez-uma-vacina-contra-a-aids-conseguiu-evitar-a-infeccao-pelo-virus-hiv/
Sem comentários:
Enviar um comentário