sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Hidrogel" - substituto do plástico?

 Foi publicado, na revista Nature no mês de Janeiro, um artigo sobre a produção na Universidade de Tóquio de um gel com propriedades elásticas (hidrogel), por parte de cientistas japoneses e coreanos (Wang e colaboradores). Ao que parece, este produto pode ser um substituto para o plástico, já que não apresenta riscos para o Homem. Tendo em conta a quantidade de materiais que hoje são fabricados com plástico (que demora muito tempo a biodegradar-se), este material seria inclusive "mais amigo do ambiente", pois é, basicamente, constituído por água (cerca de 95%), dois gramas de argila e material orgânico. Este produto, apesar de ter uma textura gelatinosa, é extremamente elástico, estando-se a estudar a hipótese do hidrogel poder substituir todo o plástico usado, até porque o facto de ser constituído por água e argila na sua grande parte, torna-o economicamente acessível.


 Apesar de tudo, a ideia de fabricar um hidrogel não é nova, sendo o facto das ligações do hidrogel serem não-covalentes (ao contrário dos "hidrogéis" anteriormente fabricados), o que torna esta tentativa tão especial. Isto significa que este material é muito mais maleável. Uma curiosidade a assinalar, é o facto do hidrogel poder ser aquecido, pois apenas começa a ganhar "bolhas", provocando uma sensação de "cerâmica quente" acima dos 80ºC.


 Esta descoberta é uma esperança para a humanidade e, se for bem sucedido no mercado, os cientistas podem ter encontrado um modo de tornar o nosso planeta um pouco mais "saudável"


 Fonte: http://www.stumbleupon.com/su/1DFwph/www.disinfo.com/2010/01/japanese-scientists-create-elastic-water/ (12/02/2010 às 22:30)

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page