sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Palestra com o Professor Dr. Daniel Serrão

Fotografia onde se encontram os elementos do nosso grupo juntamente com a professora responsável pela disciplina, Fátima Vara, o Senhor Professor Dr. Daniel Serrão, seguido do Senhor Director da nossa escola, Álvaro Santos e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Valadares, Artur Gandra

No âmbito do nosso tema e, como forma de envolver uma parte significativa da comunidade escolar e também da freguesia de Valadares (na qual se insere a escola que frequentamos), convidámos o Senhor Professor Dr. Daniel Serrão a realizar uma palestra na qual desejávamos abordar o seguinte tema: Bioética. Assim sendo, após uma confirmação positiva do nosso ilustre orador, realizámos, no passado dia 25 de Fevereiro, pelas 14h30, no Cine-Teatro Eduardo Brazão, em Valadares, a respectiva actividade.
Dada a grande varriedade de público-alvo (entre o 9.º e 12.º ano de escolaridade e professores de diversas áreas) o Senhor Professor optou pelo seguinte alinhamento na conferência:

  • Conceito de Bioética
  • Algumas questões mais problemáticas e actuais (eutanásia e métodos de fecundação in vitro e embriões excedentários)
  • Questões futuras relacionadas com a temática abordada
Assim sendo, de forma extremamente apelativa, ilucidativa e dinâmica, estivemos cerca de 1h30m em presença de um orador maravilhoso que nos cativou cada segundo e nos transmitiu de forma exímia os mais diversos conhecimentos relativos aos tópicos anteriormente mencionados, abordando factos científicos, históricos, actuais e a sua própria experiência de vida e opinião pessoal. Contámos também com a presença do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Valadares, Artur Gandra, do Senhor Director da nossa Escola, Álvaro Santos, e com a cobertura da palestra pelo Senhor Armindo do Jornal Valadares & a cidade em foco.

De forma a conhecer um pouco melhor o Senhor Professor Daniel Serrão, seguem-se alguns dados biográficos acompanhados de algumas imagens e de referências bibliográficas mais actuais:

Dados biográficos

Nascido na cidade de Vila Real a 1 de Março de 1928, termina o Curso Geral dos Liceus, em Aveiro no ano de 1944. No ano seguinte, conclui o Curso Complementar de Ciências e, em 1951, completa o Curso de Medicina, destacando-se sempre pelo brilhante desempenho académico. Cumpre também, durante dois anos, serviço militar prestando serviço no Hospital Regional n.º1 do Porto. Concluiu, com a brilhante classificação de 19 valores, o seu doutoramento e, entre as mais prestigiadas actividades, é de mencionar a sua carreira como professor, a sua especialidade hospitalar na área de anatomia patológica e o facto de ter montado e dirigido, entre 1975 e 2002, um conceituado Laboratório privado de Anatomia Patológica. Devido ao seu grande mérito, foi jubilado a 1 de Março de 1998.

Bibliografia

Dada a enormíssima importância e influência cultural, o Senhor Professor Doutor Daniel Serrão, apresenta uma vastíssima bibliografia, motivo pelo qual só iremos referir algumas das publicações mais recentes (relativas ao ano 2008):

- «Utopie et Bioéthique». In: Histoire transnationale de l’utopie littéraire et de l’utopisme.
- «A vida crio-preservada». In: Bioética e Vulnerabilidade.
- «Investigação Biomédica – Documentos internacionais pertinentes». In: Investigação Biomédica.
- «Aborto: Médico renomado fala de suas experiências». In: Catolicismo
- «Evolução da Ética Médica». In: Semana Médica.

 




1 comentário:

  1. A conferência do Professor Daniel Serrão foi brilhante. Parabéns.
    Álvaro A. Santos

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page