sexta-feira, 12 de março de 2010

Bem-vindo à Tabela Periódica, Copernício!

  A Tabela Periódica dos Elementos apresenta todos os elementos químicos em grupos e períodos, de acordo com as suas propriedades. Actualmente, esta importante ferramenta da química conta com 118 elementos, todavia, apenas 112 destes têm um nome oficial e um símbolo químico definitivo atribuído pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). O elemento mais recente a ser "oficialmente baptizado" foi o elemento 112 (o número do elemento equivale ao seu número de protões), que tinha o nome provisório de Unúmbio, até Fevereiro, quando passou a ser designado por Copernício, em honra do astrónomo polaco Nicolau Copérnico, sendo o seu símbolo químico Cn. 

 O elemento Copernício foi sintetizado em laboratório em 1996, em Darmstadt na Alemanha, sendo instável e radioactivo, como os outros elementos recentemente sintetizados em laboratório.

 Actualmente, está-se a tentar proceder à síntese dos elementos 119, 120, 121 e 122, dada a importância da síntese destes elementos , para o melhor conhecimento de certas reacções químicas, nomeadamente ligadas ao decaimento radioactivo. Por outro lado, vários laboratórios competem na síntese de novos elementos químicos, visto que o nome dos elementos descobertos, provém muitas vezes do local onde foi descoberto, prestigiando dessa forma o país ou cidade onde o elemento foi descoberto (tabela 1).


Fonte: http://www.newscientist.com/article/mg20527502.700-new-element-copernicium-wins-a-symbol-at-last.html
          http://en.wikipedia.org/wiki/Copernicium (12/01/2010)

1 comentário:

 
Locations of visitors to this page