segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Água

 Comemora-se hoje o Dia Mundial da Água e assinalou-se ontem o Dia Mundial da Árvore, dois eventos com a finalidade de não deixar esquecer a importância destes dois "tesouros naturais" para o planeta.

 Na verdade, tanto a água, como as árvores são fontes de vida - sem árvores não existiria uma concentração de oxigénio na atmosfera que fosse propícia a uma diversidade de formas de vida tão grande e a concentração de dióxido de carbono seria muito superior e sem água no estado líquido, simplesmente não existiria vida tal e qual a conhecemos hoje.Contudo, estes dois recursos, outrora tomados como garantidos, devem ser protegidos, de forma a assegurarmos a sobrevivência da nossa própria espécie de forma sustentável e harmoniosa com o planeta. 


 Relativamente às árvores, dado o seu papel fundamental para assegurar a sobrevivência dos ecossistemas, é necessário travar a desflorestação, algo que contribui igualmente para uma maior erosão do solo e para um aumento da desertificação, nomeadamente nas regiões tropicais. As cheias são igualmente mais frequentes nas zonas desflorestadas, visto que a precipitação caída não é absorvida pelas raízes das árvores.


 Quanto à água, é necessário parar a exploração desmedida dos aquíferos (formações geológicas que permitem armazenar água doce), ou caso contrário, inúmeras regiões vão sofrer problemas de falta de água. O lema da ONU do dia mundial da água para este ano é "Água limpa para um mundo saudável" - a água é essencial para a espécie humana e conservar a sua qualidade é essencial para assegurar a saúde de todos nós, evitando a progressão de muitas doenças.

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Existe algum endereço de email para onde lhe possa enviar uma proposta de parceria?

    O meu email é o portugal@olx.com

    Cumprimentos,

    João

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page