terça-feira, 9 de março de 2010

O que seria da ciência sem as mulheres?

De um modo geral, a mulher apresenta várias qualidades fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira científica bem sucedida. Entre estas destacam-se a imaginação, o espírito criativo, a perseverança, o empenho e o entusiasmo. Estas qualidades tornam a mulher um importante impulsionador da ciência.

Neste dia internacional da mulher, é importante realçar a garra que as caracteriza e que tanto as fez envolver no mundo científico e nas maravilhosas descobertas ao longo dos séculos.

Assim sendo, podemos afirmar que a contribuição da mulher em áreas da ciência como a matemática, a astronomia, a química, a medicina, a agricultura ou a biologia, é já de longa data:

-Há quatro mil anos uma sacerdotisa na Babilónia dedicou-se ao estudo das estrelas, constituindo uma referência importante para os astrónomos e matemáticos que a sucederam.
-O conhecido “banho-Maria” que todos nós usamos diariamente no laboratório, e que contribuiu para o desenvolvimento de muitas áreas da ciência e da indústria, é atribuído a uma química, Maria la Hebrea, que viveu no século I em Alexandria.

Ao longo dos anos foram surgindo também outras referências importantíssimas que tornaram o papel das mulheres na ciência cada vez mais conhecido:

      - Marie Curie (imagem da direita) é sem dúvida o caso mais marcante que culminou com a atribuição de dois prémios Nobel (da física em 1903 juntamente com o seu marido, e da química em 1911, pela descoberta de dois elementos químicos).


- Elizabeth Blackwell foi a primeira mulher 
no mundo a licenciar-se em medicina e, a partir de então, dedicou-se à educação feminina na área da medicina.

- Florence Nightingale: quase se pode dizer que esta senhora inventou a profissão de enfermeira, tendo sempre trabalhado no sentido de estabelecer condições de higiene e segurança nos hospitais militares, numa altura em que era mais frequente os soldados morrerem de infecções do que das próprias lesões de combate.

- Margaret Sangre (imagem à esquerda): depois de verificar, de perto e ao vivo, o sofrimento das mulheres que se viam confrontadas com gravidezes não planeadas e indesejadas, dedicou a sua vida à enfermagem e a ajudar a população feminina a obter informação sobre e medicamentos contraceptivos.


- Rachel Carson: pioneira do movimento ambientalista, esta escritora, cientista, biólogo marinha, ecologista e ambientalista não descansou enquanto não sensibilizou os americanos e o mundo para as questões ambientais. Felizmente, conseguiu.

      - Sally Ride (imagem da direita): foi uma tenista de renome que trocou o desporto pela física, acabando por ser a primeira mulher astronauta americana a viajar para o espaço. Continuou a sua carreira na NASA e como professora de ciência.


Depois de todas estas informações, penso que podemos abandonar o esteriótipo do cientista de bata branca e cabelo despenteado e começar a pensar numa versão mais femina do mesmo, até porque as mulheres têm tantas ou mais potencialidades que os homens para marcarem o seu lugar e impôr os seus ideais e objectivos, quer a nível científico ou qualquer outro.

Bibliografia: http://entremulheres.com

2 comentários:

  1. Gostei muito deste post!
    É sempre importante lembrar que a mulher não é um objecto mas sim um ser humano com inúmeras capacidades e que em nada merece ser colocada em segundo lugar.
    Ao longo da história são vários os exemplos de mulheres que foram silenciadas por desejarem aprender, instruir e votar. Como exemplo, o filme "Ágora" (baseado em factos verídicos) apresenta uma filósofa em Alexandria, que foi morta por não ser submissa como todas as outras mulheres da época e apresentar teorias sobre os movimentos dos corpos.
    É de salientar que o respeito pela mulher só foi conseguido há cerca de dois séculos atrás. Dois séculos! A história do Homem tem milénios!
    Deste modo, o Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante e considero esta homenagem a figuras importantes da ciências muito enriquecedora.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário!

    Contudo, apesar de todos os progressos que foram feitos, a discriminação da mulher ainda é bem visível, e não só na área da Ciência! Os salários pagos às mulheres ainda são mais baixos que os dos homens e ainda existem oportunidades que são barradas às mulheres, só por o serem.
    Mesmo assim, nos últimos anos temos vindo a assistir a um número crescente de mulheres a destacar-se nos mais variados ramos. Só a título de exemplo, no campo científico, Rosalind Franklin foi uma pioneira na área da cristalografia e Lynn Margulis dedicou-se à evolução celular e hipótese de Gaia.

    ResponderEliminar

 
Locations of visitors to this page