O radar do satélite da Terra 'Chandrayaan' encontra água na forma sólida no Pólo Norte da Lua.
O Pólo Norte da Lua está repleto de crateras que estão cheias de água gelada. Os últimos dados recolhidos pelo radar Mini-SAR da NASA, a bordo da sonda indiana Chandrayaan-1 afirmam que poderão existir ali cerca de 600 milhões de toneladas cúbicas de gelo, quase todo feito de água pura. Contudo, espera-se que o gelo esteja presente em quantidades muito superiores, visto que a espessura da camada de gelo não é ainda conhecida.
A observação pela sonda indiana permitiu identificar mais de 40 crateras, oscilando o seu diâmetro entre dois quilómetros (para as menores), e 15 quilómetros - as maiores. De referir, que muitas das crateras estão sempre na sombra, o que leva a que as temperaturas atingidas registem valores muito baixos - em algumas destas crateras, os instrumentos da Chandrayaan-1 registaram 248 graus Celsius negativos!
Já se sabia por inferências, que a Lua continha bolsas de água gelada, contudo, esta foi, a primeira vez que se verificou a existência de grandes depósitos de água gelada no Pólo Norte.
Resta saber qual a quantidade exacta de gelo que pode estar no interior das crateras observadas pela sonda indiana, já que o radar Mini-SAR não pôde fazer essa avaliação em profundidade.
Fontes: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1509342
Sem comentários:
Enviar um comentário