domingo, 28 de março de 2010

"Mulher X" poderá obrigar a reescrever a história evolutiva do Homem

 Foi descoberta, em 2005, numa gruta da Sibéria (imagem à direita), uma falange (osso de um dedo) pertencente a um hominídeo. Este achado, aparentemente vulgar, pode, na verdade, pôr em causa os nossos conhecimentos relativos à história evolutiva do Homem.

 No princípio, os paleontólogos acreditavam que o osso pertencia a um indivíduo Neandertal, visto que a gruta Denisova (onde foi encontrada a falange) é um local onde é comum encontrar artefactos e pequenos vestígios humanos desta espécie. Para além disso, o osso foi datado com tendo cerca de 40 mil anos, sendo que para os antropologistas teriam coexistido apenas, nesse período de tempo, apenas duas espécies de hominídeos - os Neandertais e os seres humanos modernos.

 Contudo, análises ao DNA mitocondrial (património genético recebido exclusivamente da mãe), levadas a cabo por investigadores do Instituto Max Planck, revelaram que a falange não pertencia, nem a um indivíduo da espécie Neandertal, nem a um humano. O indivíduo, já baptizado temporariamente de "Mulher X", apresentava 400 nucleótidos (unidade constituinte do DNA) diferentes dos seres humanos enquanto os Neandertais apenas diferem de nós em 200.


 Apesar de tudo, ainda não é possível afirmar realmente se a "Mulher X" obrigará a reescrever toda a história do Homem. Como tal, vão prosseguir estudos genéticos, nomeadamente através da sequenciação e análise do DNA nuclear da "Mulher X". Caso se conclua que esta pertence a uma nova espécie de hominídeos, a descoberta fica para a história como a única feita unicamente com base em dados genéticos e não na morfologia do osso. 


Fontes: http://www.newscientist.com/article/dn18699-meet-xwoman-a-possible-new-species-of-human.html
           http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1527405


Conheçam o OLX e vejam os anúncios gratuitos de Saúde e Beleza

Para além de uma maior variedade de categorias de classificados grátis!

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Locations of visitors to this page